Bem-vindo ao SoQuadrinhos, por favor, efetue Login ou Crie uma conta para ter acesso total aos fóruns. Se tiver algum problema, Entre em Contato.

Detalhes
Nome : Cristal
Nome Original : Dazzler
Ident. Civil : Alison Blaire
Alcunhas : Ali, O Agente
Editora : Marvel Comics
Estréia : Uncanny X-Men #130 (Fevereiro, 1980)
Naturalidade : Gardendale, Long Island, Nova York
Estado Civil : Separado
Educação : Ensino Superior (Direito)
Ocupação : Aventureira, Cantora, Modelo, Atriz, Revolucionária
Base : Utopia, Indústrias Greymalkin, Instituto Xavier Para Estudos Avançados, Mojoverso, Londres, Ilha Muir, Australia

Níveis de Poder
Inteligência
03
Força
02
Velocidade
03
Resistência
03
Projeção de Energia
04
Habilidades de Combate
03
Referência: X-Men: Messiah Complex - Mutant Files (2007)
Resposta: #1
Cristal (Alison Blaire)
Primeiro Uniforme
Nascida em Gardendale, Nova York. Seu pai, Carter Blaire, estudou Direito graças ao auxílio financeiro de sua esposa que trabalhava como cantora de jazz, porém com o nascimento de sua filha, Carter decidiu que ela deveria parar de trabalhar fora e ficar em casa, fato este que desagradou Katherine. Isto causou diversas brigas, até que ela acabou se envolvendo com outro homem e abandonou seu lar. Alison ficou as cuidados de seu pai e de sua avó Bella Blaire.
Alison amava música e sonhava em se tornar uma cantora profissional. Ela praticava dança e aulas de canto em sua casa, sempre provocando raiva em seu pai agora juiz, pois ele queria que sua filha seguisse seus passos e se tornasse advogada, culpando a música alta pelas dores de cabeça que Alison tinha na puberdade. Carter inicialmente não permitiu que Alison participasse do concurso de talentos da escola, mas sua avó o convenceu. Quando ela pegou no microfone, todos se impressionaram com sua bela voz e também com o fantástico show de luzes, que acreditavam vir de algum equipamento. Mas o show foi interrompido por uma gangue de motociclistas arruaceiros. O estresse da situação fez com que Alison manifestasse seus dons mutantes e ela liberou uma poderosa rajada de luz brilhante. A intensa luz fora explicada como um problema nos equipamentos, mas Alison sabia que tinha sido a causadora. Com isso ela achou que era uma aberração e decidiu nunca mais usar seus poderes.
Alison formou suas primeiras bandas, porém simultaneamente se dedicava a entrar na faculdade de direito, conforme tinha planejado seu pai. Com a maturidade veio a aceitação de seus poderes, que praticava para mantê-los sob controle. Ela se formou em direto com louvor, deixando seu pai e avó orgulhosos, porém decidiu seguir seu próprio sonho: tornar-se uma cantora. Desapontado, Carter foi embora.
Em seus shows, Ali incorporava uma personagem; quando usava maquiagem azul no rosto, uma roupa prateada e um par de patins Alison Blaire se tornava Cristal.
Em sua nova fase, finalmente como X-Man
Por dois anos tentou se destacar no mundo da música, sem sucesso. Ela só tinha espaço em danceterias alternativas e sem destaque, onde cantava e usava seu dom mutante de transformar som em luz para criar seu próprio show e fazia os expectadores sentirem emoções em relação aquilo que cantava. Durante uma destas ocasiões, Cristal foi identificada por Cérebro, o detector de mutantes de Charles Xavier, ao mesmo tempo que a adolescente Kitty Pryde também foi identificada. Ciclope, Fênix e Noturno foram encontrar Cristal em Nova York, porém o Clube do Inferno através de um aparelho implantado na mansão também ficou sabendo dos mutantes. Cristal descobriu que seus dons provinham de uma mutação genética, e mesmo após lutar contra os capangas do Clube do Inferno e ajudar os X-Men inclusive no resgate a jovem kitty recusou o convite de Xavier para participar do grupo, pois queria ser apenas uma cantora e não uma super-heroína. Durante seu tempo de “heroina solo” Cristal lutou contra inimigos de peso como Dr. Destino, a Irmandade de Mutantes e Encantor, chegou a tornar-se arauta de Galactus, fez amigos como Homem-Aranha, os Inumanos e Beyonder, teve affairs com nomes como Jonny Storm e Warren Worthington e durante uma luta acabou por absorver completamente o vilão Garra Sônica.
Após se mudar para Los Angeles, em uma vã tentativa de sua meia irmã Lois London (que tem a habilidade de matar qualquer pessoa com o toque e que não possui controle sobre sua habilidade), Alison tenta carreiras na dança, fintness e modelagem. Influenciada tanto por seu amante, Roman Nekoboh, quanto por seu desejo de diminuir o sentimento anti-mutante, Alison declara publicamente sua identidade mutante e chega a gravar um filme. A revelação destrói sua reputação e carreira e tira muito mutante do sério, o que envia Alison para um estado depressivo. Forçada a se esconder novamente, ela acaba se envolvendo com exploradores mutantes e tem seus poderes alterados, tendo novamente dificuldades em controlá-los e sendo ajudada pelo Fera (Hank MCcoy) com quem tem um romance. Mais uma vez ela recusa permanecer nos X-Men e passa algum tempo como tecladista de uma cantora de rock e companheira mutante, Lila Cheney. Mais tarde, acaba sendo possuída por uma entidade, Maligna, e é salva pelos X-Men, quando é recrutada por eles e finalmente aceita.
Durante o seu tempo com os X-Men, Cristal recebeu treinamento, atingindo um maior controle sobre seus poderes e desenvolvendo um romance com Longshot. Com ele, Cristal chega a viajar ao mundo de Mojo, onde ajuda o amado a lutar contra o tirano e acaba se casando com ele. Ao voltar, atua em grupos como Excalibur e Exilados.

Dinastia M


Quando a Feiticeira Escarlate utilizou seus poderes para remodelar toda a realidade, dando origem ao universo da Dinastia M, Alison Blaire se tornou a apresentadora mais famosa da América (e uma das mutantes mais famosas do mundo), sendo muito cobiçada pelas emissoras. Em seu programa, Alison, ela recebe muita gente famosa como heróis, modelos, atores entre outros. Após ter sido uma cantora de sucesso em sua adolescência, ela estava em seu auge, comandando um famoso talk-show. Seu programa era um dos mais famosos da TV, sendo assistido e respeitado por todos, humanos e mutantes, já que a apresentadora também é a favor do relacionamento pacífico entre as duas raças.

Regenesis e Cisão


Cristal voltou a se unir aos X-Men em São Francisco, decidida a retomar sua carreira. Com a Cisão, ela é convencida por Ciclope a ficar e acaba embarcando em uma sequência de viagens temporais como líder dos X-Treme X-Men. Ao voltar, após os eventos de AvX, Alison encontra a raça mutante ainda mais cindida, sem Charles Xavier e a beira de uma revolução mutante. Ela é convidada a tornar-se a ponte entre mutantes e governo como Agente da S.H.I.E.L.D. e aceita.

Curiosidades


Cristal foi criada capitalizando o final da moda "disco" e, principalmente, do grupo Kiss, que fazia sucesso na época nos quadrinhos da editora Marvel. A idéia era lançar uma heroína multimídia, que apareceria também no cinema (Jim Shooter chegou a fazer um rascunho do projeto). A Marvel encarregou Tom de Falco de desenvolver a personagem. De Falco fez algumas mudanças, dando a ela o poder de gerar luz. Roger Stern criou o nome da heroína ("Dazzler"), enquanto que John Romita Jr. fez os desenhos da HQ. Este último queria dar à Cristal a fisionomia da atriz e modelo negra Grace Jones, mas os representantes da Filmworks insistiran que ela fosse parecida com Bo Derek.
Segundo o esquema da Marvel com seus parceiros, a nova estrela deveria aparecer nos principais "comics" da editora, como "Quarteto Fantástico", "X-Men" e, principalmente, "Homem-Aranha". A idéia era fazê-la bem familiar aos leitores. O primeiro título onde ela apareceu foi "X-Men". Porém, as discordâncias e mudanças foram tantas que o projeto do filme acabou cancelado, só restando à Marvel aproveitar todo o "marketing" feito em cima para lançar, em 1981, a revista "Cristal". Quando ele foi lançado, as músicas de discotecas já não eram o grande "hit" do momento e o Kiss já não era mais parceiro da Marvel, daí seus novos autores (o gibi de Cristal foi concebido por Alice Donenfeld, John Romita Jr. e Jim Shooter, com alguma ajuda de Stan Lee, Al Milgrom e Tom DeFalco) a fizeram cantando outros gêneros, como rock e dance music. Atualmente a casa das idéias aparentemente resolveu aproveitar melhora a heroina, e investiu numa cara nova e mais madura e responsável ao colocá-la como lider dos X-Treme X-Men e grande nome do arco X-Terminio. No momento a bela Ali aceitou o convite de Maria Hill e tornou-se agente da S.H.I.E.L.D., caminhando para uma posição de destaque no atual cenário mutante, possibilidade inclusive explorada na Batalha do Átomo.

Grupos e Afiliações


  • X-Men
  • Novo Excalibur
  • X-Babies
  • Exilados
  • Rebeldes do Mojoverso
  • Gladiadores
  • Banda da Cristal
  • X-Treme X-Men

Poderes


Alison pode converter vibrações sônicas em várias formas de energia fotônica, incluindo pulsos fotônicos de alto impacto, ilusões holográficas, campos de força destrutivos, nevoas de luz, explosões de luz hipnóticas e levitação.

Leitura Recomendada

  • Cristal v1 #1 (1981) - Origem
  • Fabulosos X-Men #130 (1980) - Primeira Aparição
  • Fabulosos X-Men #131 (1980) - Ajuda os X-Men a resgatar seus amigos
  • Cristal v1 #10-11 (1981-1982) - Torna-se temporariamente Arauto de Galactus
  • Marvel Graphic Novel #12 (1984) - Lançamento de "Cristal: O Filme"
  • A Bela e a Fera #1-4 (1984) - Alteração de poderes
  • Cristal v1 #38 (1985) - Inicia o treinamento com os X-Men
  • Fabulosos X-Men #213-214 (1987) - Entra oficialmente para os X-Men
  • Fabulosos X-Men #221-222 (1988) - Resolve sua richa com Vampira
  • Fabulosos X-Men #226-227 (1988) - Morte em Dallas e renascimento por Roma
  • X-Men v2 #5-7 (1992) - Luta ao lado de Longshot no Mojoverso
  • X-Men v2 #10-11 (1992) - Derrota de Mojo, revela que está gravida de Longshot
  • Deadpool v3 #67 (2002) - Volta a cantar
  • Novo Excalibur #1-3 (2006) - Se junta ao Novo Excalibur
  • X-Men: Morrer Pela Espada #1-5 (2007) - Reencontra Longshot
  • X-Men: Destino Manifesto #5 (2008) - Vai para São Francisco e se une aos X-Men
  • Fabulosos X-Men #531 (1988) - Oficializa habilidades de voo
  • X-Treme X-Men (2012) - Cristal lidera equipe inter-dimensional
  • Fabulosos X-Men #06 (2013) - Recrutamento pela S.H.I.E.L.D.
(Resposta editada pela última vez em: 26-11-2013 12:40 PM por Ale.)
Citar
     
Relacionamentos
Bella Blaire (avó paterna)
Carter Blaire (pai, falecido)
Katherine Blaire-Brown (Barbara London, mãe)
Nicholas Brown (padrasto)
Lois London (meia-irmã)
Longshot (ex-esposo)
 
Criado por
Chris Claremont
John Byrne

Avaliação dos Usuários Para Cristal (Alison Blaire)
Ajude a comunidade a crescer avaliando a qualidade deste artigo!
Avaliação Média :
  • 3 Votos - 4.33 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Total de Votos : 3

Comentários dos Usuários Sobre Cristal (Alison Blaire)
Offline Ale - 26-11-2013, 12:51 PM
Resposta: #2
dei uma atualizada e inclui os eventos recentes dela Legal
Buscar Citar
Offline ClarkVanzeler - 26-11-2013, 04:57 PM
Resposta: #3
Muito bom Ale... Te Adoro
Buscar Citar
Offline Sr.Meliante - 22-03-2014, 11:19 AM
Resposta: #4
Não sei pq, essa mina me lembra o grupo Abba, principalmente as primeiras aparições da personagem.
Buscar Citar



Ir ao Fórum:

© 2007-2012 SoQuadrinhos

Página desenvolvida por Knight Rider