Bem-vindo ao SoQuadrinhos, por favor, efetue Login ou Crie uma conta para ter acesso total aos fóruns. Se tiver algum problema, Entre em Contato.

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Super-heróis - Pesquisa de Mestrado

Offline Susan2306 Postado: 03-08-2018 - 07:35 PM
Resposta: #1
Novato
Registrados
2 Respostas
Reputação: 0
Olá pessoal, tudo bem? Acompanho o blog há algum tempo, e resolvi entrar em contato pra pedir uma ajudinha com um assunto que tem me tirado o sono! Vou contextualizar: sou recém formada em licenciatura em Química, e atualmente faço mestrado em Ensino de Ciências. Meu trabalho de conclusão de curso, foi sobre representações de ciência nos quadrinhos do Homem-Formiga original, publicados na década de 60, pois eu gosto muito de quadrinhos e filmes e considero esse um tema muito relevante. Agora no mestrado, também pretendo continuar trabalhando com esse universo de super-heróis, sejam quadrinhos, filmes ou ambos. Inicialmente, tive a ideia de estudar o conceito de sociedade nos quadrinhos dos Vingadores, fazendo algumas articulações com a pós-modernidade. No entanto, meu programa de mestrado exige que eu faça uma relação direta com o ensino de ciências, então eu pensei em abordar também, como a ciência discutida/criada pelos heróis do grupo, podem chamar a atenção do público, seja negativa ou positivamente. Sei que vocês tem uma bagagem de quadrinhos muito grande, e embora eu leia quadrinhos desde os meus 5 anos, me considero apenas uma entusiasta no que se diz respeito a quadrinhos de heróis da Marvel, DC, entre outros. Gostaria então, de por favor pedir a ajuda de vocês no seguinte: vocês acham viável essa minha questão de pesquisa? Se sim, poderiam me indicar algumas histórias dos Avengers que eu possa analisar? Quais outras possibilidades no âmbito de ciência nos quadrinhos/filmes de heróis, vocês acham que eu poderia aproximar do ensino? Agradeço a ajuda, sei que ficou grande o texto, mas conto demais com a ajuda de vocês.
Offline fabio_br Postado: 03-08-2018 - 09:03 PM
Resposta: #2
Na Mosca!
Produtores
2,121 Respostas
Reputação: 47
Puxa, que iniciativa interessante! Acho que focando unicamente nos Vingadores, seu material de pesquisa fica um pouco escasso, mas vamos lá:

1. Ultron

Criado por Hank Pym (que você já utilizou previamente em um trabalho seu), essa IA maligna já deu muito trabalho tanto para seu criador, quanto para a própria equipe. No me entendimento, o Ultron pode ser caracterizado como invenção, pois começou apenas como uma IA baseada nas ondas cerebrais do próprio Hank.

Top 10 histórias relevantes: https://www.pastemagazine.com/blogs/list...ories.html

2. Tony Stark e suas invenções

De controverso armamentista a redimido super-herói, Tony possui uma lista quilométrica de patentes. Algumas delas abaixo:
https://screenrant.com/tony-stark-best-i...man-armor/

3. Reed Richards e suas invenções

Saindo um pouco dos Vingadores, Reed Richards do Quarteto Fantástico é dono do segundo maior intelecto no Universo Marvel, e foi responsável por criar inúmeras engenhocas ao longo dos anos, muitas delas diretamente para o grande público.

Por muita sorte, algum maluco listou várias invenções do Borracha, listando as edições em que elas aparecem: https://scienceofreedrichards.tumblr.com/

4. O Chefe, líder da Patrulha do Destino

Talvez valha a pena dar uma olhada na primeira fase da Patrulha. O líder da equipe, conhecido como O Chefe, é também um exímio inventor e durante o início da revista utilizou inúmeras engenhocas. O interessante é que a equipe realizava diversas missões a "céu aberto", então todos os aparatos utilizados eram vistos pelo público, que quase sempre esboçava alguma reação.

A primeira fase da Patrulha consiste em:
MY GREATEST ADVENTURE #80-85 e DOOM PATROL #86-124.

Ufa! De cabeça, só consegui lembrar desses Hipnose
No mais, deixo um apanhado geral de invenções nos quadrinhos:
http://factor-tech.com/connected-world/2...in-comics/

Espero ter ajudado Sorriso

Imagem
Offline Susan2306 Postado: 03-08-2018 - 10:29 PM
Resposta: #3
Novato
Registrados
2 Respostas
Reputação: 0
Muito obrigada pela imensa ajuda, Fábio! Pensei de início em usar só os Vingadores, mas nada me impede de utilizar arcos de outros personagens... Vou dar uma olhada nos links que você me indicou, e mais uma vez muito obrigada pela ajuda. Está sendo um pouco difícil lidar com os olhares mais conservadores da academia por conta do assunto que escolhi, mas vou prosseguir com minha pesquisa a todo custo rsrs Esse é um tema que eu amo, e como professora, vejo o quão relevante isso é para os alunos... Obrigada de coração pelo tempinho que tirou para me responder!

Ir ao Fórum:

Usuários navegando neste tópico
1 Visitantes

© 2007-2012 SoQuadrinhos

Página desenvolvida por Knight Rider