Bem-vindo ao SoQuadrinhos, por favor, efetue Login ou Crie uma conta para ter acesso total aos fóruns. Se tiver algum problema, Entre em Contato.

Detalhes
Nome : Homem de Ferro
Nome Original : Iron Man
Ident. Civil : Anthony Edward Stark
Alcunhas : Vingador Dourado, Hogan Potts, Homem de Cobalto, Cavaleiro de Ferro
Editora : Marvel Comics
Estréia : Tales of Suspense #39 (Março, 1963)
Naturalidade : Long Island, NY
Estado Civil : Solteiro
Educação : Doutorado em Física e Engenharia Elétrica
Ocupação : Aventureiro, diretor da S.H.I.E.L.D., presidente das Indústrias Stark, Secretário de Defesa
Base : Aeroporta-aviões da S.H.I.E.L.D., Torre Stark, Mansão dos Vingadores

Níveis de Poder
Inteligência
06
Força
06
Velocidade
05
Resistência
06
Projeção de Energia
06
Habilidades de Combate
03
Referência: Official Handbook of the Marvel Universe Avengers 2004
Resposta: #1
Homem de Ferro (Tony Stark)
Como Tony Stark, o Homem de Ferro é um gênio da engenharia de automação. Nunca faltou dinheiro para seus projetos pois herdou a fortuna e os empreendimentos de seu pai aos 21 anos, quando este faleceu em um acidente. Dada a sua juventude, criou para si uma fama de playboy milionário. Essas características foram inspiradas no milionário americano da vida real, Howard Hughes.
Inventou um traje especial, um exo-esqueleto superequipado. Construiu esse primeiro traje para fugir de um campo de prisioneiros inimigo, para onde fora levado após ser capturado durante uma inspeção em um dos testes de armas no exterior. Os comunistas sabiam com quem estavam lidando. Obrigaram Stark a construir um artefato que lhes permitisse desencadear uma ofensiva definitiva contra os americanos. Porém, Stark tinha outros planos. Mesmo com a saúde debilitada, devido a um estilhaço de granada que se alojara perto de seu coração, ele trabalhou naquilo que seria a primeira armadura do Homem de Ferro. Tão logo ficou pronta, Stark a usou para fugir do campo de prisioneiros. As primeiras versões da armadura tinham um gerador magnético que mantinha o estilhaço da granada afastado do coração de Stark. Mas o problema só se resolveria por completo com um transplante de coração.
Com o traje cada vez mais aperfeiçoado, Tony Stark passou a atuar como super-herói, combatendo toda sorte de inimigos da América.
No começo de suas atuações, e para que ninguém desconfiasse, Stark espalhou o boato de que o Homem de Ferro era seu guarda-costas. Nas aventuras dos anos 70 e 80, é comum heróis, vilões e coadjuvantes do Universo Marvel se referirem ao Homem de Ferro como "o empregado de armadura".
Na versão original Tony Stark colaborava com as forças armadas americanas, desenvolvendo armas e maquinários destinados aos confrontos da Guerra Fria. Seus inimigos frequentes eram os comunistas, enfrentando o Homem de Ferro com rivais tecnológicos, como o Dínamo Escarlate e o primeiro Homem de Titânio, ou agentes especiais como a Viúva Negra e o Espião Mestre.
A primeira versão da armadura de ferro de Tony Stark era bem mais rude, cinzenta e com traços pouco anatômicos (O capacete se ligava diretamente ao tronco, sem um "pescoço" metálico entre eles). A parte toráxica era fixa, devido ao problema no coração. Depois ela foi retirada.
A armadura era baseada na então recente tecnologia dos transístores, que as vezes eram chamados de "transístores miniaturizados". A maior arma era chamada de "raio repulsor", expelido das palmas das mãos enluvadas. Logo depois das primeiras histórias, Stan Lee ouviu opinião de algumas empregadas da Marvel e resolveu tornar a aparência do herói mais agradável: mudou a cor da armadura para dourado.
As constantes inovações tecnológicas fizeram com que o traje fosse sempre modificado, principalmente na aparência. Dos transistores, ele se baseia agora em chips e nanotecnologia. Várias versões foram criadas para situações específicas, como uma versão espacial e outras para fins de espionagem e atuações submarinas sob grande pressão.

Os Illuminati


Durante a Guerra Kree-Skrull, Tony convoca uma reunião com Charles Xavier, Reed Richards, Namor, Doutor Estranho e Raio Negro para formar uma sociedade secreta. O plano era fazer um grupo governamental que pudesse responder aos heróis. Mas com opiniões opostas, o plano não dá certo. Mas eles combinam de dividir informações vitais.

Alcoolismo


Stark foi levado à falência por um rival chamado Obadiah Stane (criador da armadura do Monge de Ferro) que o levou a um colapso emocional e problemas com alcoolismo. Ele teve de abandonar a identidade do Homem de Ferro, transferindo-a para um de seus empregados, o ex-militar James Rhodes. O segundo Homem de Ferro agia sob as instruções de Tony Stark e participou de momentos decisivos da cronologia do Universo Marvel (como, por exemplo, as Guerras Secretas). Stark recuperou-se financeiramente criando uma nova companhia, a Circuits Maximus. Enquanto se reerguia, Rhodes continuou no controle do traje. Com o tempo Rhodes foi se tornando cada vez mais agressivo, beirando a loucura. O motivo disso era o traje estar calibrado para funcionar em conjunto com a mente de Tony Stark. Depois de salvar Rhodes e derrotar Stane, Tony decidiu se dedicar a destruir todos os trajes de combate baseados no seu, por serem perigosos demais. Essa perseguição aos vilões cibernéticos teve uma conclusão trágica quando Stark, ao lado da Viúva Negra e de um novo Dínamo Escarlate - o militar russo Valentin Shatalov - enfrentaram o ensandecido Homem de Titânio original (Boris Bullski).
Indignado com a Rússia, ele fugiu de uma base militar e tentou matar Tony Stark durante uma cerimônia de inauguração de uma fábrica da Stark em solo russo. Após enfrentar Homem de Ferro, Viúva e Dínamo, o Homem de Titânio fugiu - não sem antes quebrar a perna do Dínamo. Sensibilizado, Stark assumiu a armadura do herói russo e saiu no encalço do perturbado Homem de Titânio. A batalha teve um fim trágico no antigo campo espacial de Baikonur, ex-sede do programa espacial russo. Controlando a armadura a distância, Shatalov acionou o canhão de fusão e, literalmente, arrasou o Homem de Titânio - e, por tabela, metade das instalações. Bullski morreu dentro da armadura que, ironicamente, se tornara seu corpo com o decorrer dos anos, visto que não podia mais se separar dela devido aos procedimentos usados para a montagem da mesma.
A esse choque psicológico, se seguiu outro físico: o uso constante do traje do Homem de Ferro estava destruindo o sistema nervoso de Tony Stark. Enfraquecido e, mais tarde, paraplégico após ser baleado por uma ensandecida ex-amante, Stark não podia mais lutar em pessoa e teve que desenvolver uma versão do traje do Homem de Ferro controlável à distância. Quando essa versão provou não ser suficiente ante uma ameaça em particular, Stark produziu uma nova armadura, mais poderosa que veio a ser chamada de Máquina de Combate. Essa foi mais eficiente contra seus inimigos mas tinha os mesmos efeitos que sua armadura antiga sobre sua saúde. Muito tempo depois, Stark recobrou a mobilidade das pernas após - literalmente - exigir o uso em si mesmo de um revolucionário biochip.
Stark decidiu fingir sua morte enquanto se recuperava. Rhodes, que não foi avisado sobre esse plano, assumiu o comando das Empresas Stark e da Máquina de Combate. Quando Stark reapareceu curado, Rhodes ficou furioso por ele ter enganado a ele e a outros amigos e partiu, levando consigo a Máquina de Combate.
Rhodes passou a atuar esporadicamente usando o traje do Máquina de Combate. A mini-série War Machine lançada em 2004 pelo selo Marvel Max mostrou Rhodes no comando de um esquadrão formado por várias Máquinas de Combate a serviço da S.H.I.E.L.D. Tony Stark, que havia brigado com Rhodes, é mostrado furioso e confuso pelo fato dessa agência governamental ter conseguido acesso à sua tecnologia robótica secreta.

Extremis


O governo decidiu confiscar todas as armaduras do Homem de Ferro já que Tony, segundo ele, não teria patenteado a tecnologia e quebrado certos acordos. Ao mesmo tempo, precisava-se de um novo Secretário de Defesa. Com isso, Tony aceitou preencher a vaga.
Enquanto começa o trabalho exaustivo como Secretário de Defesa, um antigo colega de Tony pede a ajuda dele para recuperar um projeto de supersoldado chamado Extremis, que foi dado para um pequeno grupo de terroristas.
A médica Maya Lopes desenvolve um vírus e o injeta em um desses terroristas, Mallen. Este vírus garante superforça, fator de cura bem avançado, velocidade, e no caso de Mallen, projetar fogo e raios. Após uma sangrenta batalha, o Homem de Ferro sai muito ferido e é levado para o hospital de Maya. Ela o convence de que a única forma de sobreviver seria injetando o vírus Extremis nele. Tony aceita receber o vírus mas como antes fez alguns upgrades na armadura (a primeira camada da armadura saiu dos orifícios de seus ossos). Como ele mesmo disse, "agora Tony Stark é o Homem de Ferro, por dentro e por fora". O vírus beneficiaria a armadura em conjunto com seu corpo. Após a injeção do vírus, ele luta contra Mallen, resultando na morte do terrorista.
Após a injeção da Extremis, Tony pôde interagir com qualquer tecnologia.

Guerra Civil e Hulk Contra o Mundo


Quando os Novos Guerreiros atacam um grupo de super-vilões em seu programa de TV, um deles se detona e destrói a metade de um bairro de classe média nos Estados Unidos. O medo de seres poderosos faz com que o governo americano crie uma lei obrigando o registro de cidadãos com super poderes. Isso dá início a saga Guerra Civil, que coloca em lados opostos os antes aliados, Capitão América (pela liberdade dos cidadãos de seu país) e Homem de Ferro (trabalhando para o governo e apoiando o registro). O fim da saga mostra a suposta vitória do grupo liderado pelo Homem de Ferro, com a subsequente prisão e morte do Capitão América.
Tony ficara sabendo que o governo iria impor o Ato de Registro de Super-Humanos, o que iria forçar todos os seres com superpoderes a se revelarem publicamente. No início, Tony discorda, mas depois muda de ideia, pois vê nisso a oportunidade para conseguir os ideais que ele tinha proposto para o Illuminati. Ele tenta convencer os membros a apoiarem o Ato dizendo que a intervenção deles poderia prevenir maiores restrições aos super-heróis. Todos discordam com exceção de Reed.
Durante a saga, Tony ajuda Peter Parker e sua família. Peter passa a considerar Tony como um mentor, se tornando seu assistente e aceitando uma armadura que Tony desenvolveu para ele (a armadura Aranha de Ferro). Ele também convence Peter a revelar sua identidade secreta para o mundo. No entanto, Peter começa a suspeitar de que ele próprio esteja sendo manipulado por Tony. Confirma suas suspeitas ao ver uma prisão para super-humanos na Zona Negativa construída por Tony e Reed. Peter tenta fugir da Torre Stark junto com sua tia May Parker e Mary Jane Watson mas é atacado por Tony e os dois se enfrentam. Entretanto, como Tony tinha o controle da armadura que Peter estava usando, ele é facilmente derrotado por Tony. O Homem-Aranha escapa da batalha com a ajuda do Justiceiro. Após isso passa a ser considerado por Tony e o time que apoia o Registro como um traidor.
Em Planeta Hulk que se segue em Hulk Contra o Mundo, os Illuminati decidem exilar o Hulk, devido ao Gigante Esmeralda representar uma ameaça. Eles contatam Bruce Banner (alter-ego de Bruce) para deter um desastre. Era uma armadilha e o Hulk é mandado para o Espaço. Era para ele aterrissar num planeta sem vida, entretanto, cai em um mundo habitado onde se torna imperador. Quando a nave que trouxe Hulk explode, matando quase todos os habitantes daquele planeta, ele volta para cá em busca de vingança.
O primeiro a enfrentar o Hulk, Tony usando a armadura Hulk Buster, é derrotado. Os outros heróis aparecerem para parar o Hulk. Na conclusão da saga, a luta contra Hulk é decidida com o combate contra Sentinela.

Invasão Secreta e Reinado Sombrio


Apesar de estar à frente da mais poderosa potência militar dos Estados Unidos, o Homem de Ferro e as equipes sob seu comando foram incapazes de evitarem a devastação causada pelos skrulls, que se infiltraram entre os Vingadores e, por pouco, não dominaram o planeta.
Diante de tal falha, Stark e os demais comandantes foram destituídos da S.H.I.E.L.D., a agência bélica foi desativada e, no seu lugar, foi implantada a H.A.M.M.E.R. (no Brasil, esta sigla foi traduzida para M.A.R.T.E.L.O.), uma agência comandada pelo Patriota de Ferro. Mais um herói? Não, pois a verdadeira identidade dele era Norman Osborn! Ele e a última versão dos Thunderbolts até a ocasião, assumiram a identidade heróica de quase todos os Vingadores (clandestinos, devido à Lei de Registro de Super-humanos). Para piorar a situação, o Sentinela (ex-aliado do Homem de Ferro na Guerra Civil) junto com Ares passam a atuar ao lado dos falsos Vingadores... e o Homem de Ferro passou a ser visto como pária, tanto pelos outros heróis quanto pelos cidadãos sem poderes!
Sem falar que seu equipamento apresentava falhas que podiam pôr em risco a sua vida, pois, além de não contar mais com a ajuda do vírus Extremis, ficou sem acesso ao seu patrimônio tecnológico (confinado na Torre Stark, sede operacional dos Vingadores Sombrios).
Com o poder do Extremis falhando, Tony carregou um vírus para destruir todos os arquivos dos Atos de Registro, evitando Norman de saber as identidades secretas dos heróis registrados. A única cópia restante desses arquivos estava dentro do cérebro de Tony, e ele tentou deletá-la enquanto tentava arranjar um meio de pegar algumas de suas armaduras de volta, já que todas estavam em posse de Norman. Contudo, ao conseguir uma nova armadura, acabou dando de cara com Namor (então aliado de Osborn). Com Norman caçando-o como um fugitivo, Tony viajou ao redor do mundo em busca de um jeito para eliminar a cópia de uma vez por todas. Indo tão longe que ele acabou danificando a si mesmo. Ele começou a enfraquecer enquanto Norman oferecia um preço alto pela cabeça do herói. Vendo que estava cada vez mais difícil pilotar a armadura, Tony acabou usando a armadura do Dínamo Escarlate, tendo sido mais tarde encontrado por Pepper Potts. No entanto, os dois foram capturados pela Madame Máscara.
Com a ajuda de Pepper, Tony escapou, mas voltou para enfretar a Madame Máscara. Ele então foi ao Afeganistão, mas antes de chegar ao destino desejado, Tony foi pego de surpresa por militantes. Com a armadura destruída, ela a abandonou e foi a pé até o destino desejado: o local onde anos antes ele conhecera Ho Yinsen e desenvolvera a primeira armadura do Homem de Ferro. E conseguiu reativar a primeira versão da armadura.
Norman, então, resolveu capturar Tony pessoalmente. Debilitado, o Homem de Ferro foi derrotado pelo Patriota de Ferro de uma maneira totalmente selvagem. Pepper Potts, porém, conseguiu divulgar a luta para o mundo todo, fazendo com que a credibilidade de Norman ficasse por um fio e com que Tony ganhasse simpatia pública. Tony entrou em estado vegetativo e ficou sob os cuidados de Donald Blake (alter ego do Thor).
Uma mensagem holográfica de Pepper revelou que ela conseguiu um meio de reiniciar a mente de Stark. Enquanto isso, em seu subconsciente, Tony estava preso em um cenário com obstáculos criados por sua própria mente que o impediam de reagir. O único meio de trazê-lo de volta foi com a ajuda do Doutor Estranho que obteve sucesso. Entretanto, devido ao reinício que ele fez em sua mente, Tony perdeu a memória dos eventos que ocorreram depois da Guerra Civil.

Afiliações

  • Indústrias Stark
  • Vingadores
  • Poderosos Vingadores
  • Novos Vingadores
  • Vingadores da Costa Oeste
  • Illuminati
  • S.H.I.E.L.D.
  • Força Tarefa
  • Departamento de Defesa

Poderes

  • Escudos psíquicos
  • Interface cibernética direta: O Extremis fundiu Stark a sua armadura, tornando-o capaz de controlá-la com simples impulsos nervosos de seu cérebro
  • Comunicação Wireless: pode se conectar remotamente a qualquer sistema de comunicação externo, como satélites e telefones celulares
  • Reflexos sobre-humanos: O Extremis concedeu a Stark um tempo de reação acima do normal
  • Sistemas regenerativos: pode curar seu ferimentos e reparar sua armadura

Habilidades

  • Excelente homem de negócios
  • Ótimo estrategista
  • Gênio industrial
  • Treinamento em combate corpo-a-corpo

A Armadura


A armadura cibernética de Tony lhe concede as seguintes habilidades e armamentos:
  • Força e velocidade sobre-humana
  • Vôo
  • Capacidade de absorver energia para a reserva da armadura
  • Suporte de vida e proteção contra radiação
  • Raios repulsores energéticos
  • Escudos energéticos
  • Pulsos eletromagnéticos
  • Geradores sônicos
  • Projeteis de cápsula explosiva
  • Mini-mísseis
  • Omni- Raio
  • Dardos de energia (dardos de plasma extremamente poderosos que enquanto perseguem o alvo ficam mais fortes)
(Resposta editada pela última vez em: 13-11-2012 05:46 PM por Knight Rider.)
Citar
      
Relacionamentos
Howard Anthony Stark (pai falecido)
Maria Collins Carbonell Stark (mãe falecida)
Morgan Stark (primo)
Edward Stark (tio falecido)
Arno Stark (primo em realidade alternativa)
James Rhodes (amigo)
Pepper Potts (amiga)
   
Criado por
Stan Lee
Larry Lieber
Don Heck
Jack Kirby

Avaliação dos Usuários Para Homem de Ferro (Tony Stark)
Ajude a comunidade a crescer avaliando a qualidade deste artigo!
Avaliação Média :
  • 7 Votos - 4.71 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Total de Votos : 7

Comentários dos Usuários Sobre Homem de Ferro (Tony Stark)
Não existem comentários sobre este personagem



Ir ao Fórum:

© 2007-2012 SoQuadrinhos

Página desenvolvida por Knight Rider