Bem-vindo ao SoQuadrinhos, por favor, efetue Login ou Crie uma conta para ter acesso total aos fóruns. Se tiver algum problema, Entre em Contato.

Detalhes
Função : Escritor
Nascimento : 10/11/1960
Naturalidade : Portchester, Inglaterra
Website : neilgaiman.com
Resposta: #1
Neil Gaiman
Neil Gaiman era um jornalista da área de quadrinhos e ficção científica na década de 80 quando, motivado pelo seu amigo Alan Moore começou a escrever enredos para quadrinhos em pequenas publicações undergrounds britânicas.

Seu primeiro parceiro de destaque foi o desenhista e artista plástico Dave McKean, com quem produziu Violent Case e Signal to Noise, trabalhos que chamaram a atenção tanto pela arte maravilhosa de Dave, quanto pelo texto de Neil. Após algum tempo a dupla conseguiu um contrato com a DC Comics que resultou na mini-série Orquídea Negra, onde os dois reinventavam uma personagem da era de ouro dos quadrinhos.

Sandman


O sucesso de crítica e público foi grande o suficiente para que Neil Gaiman ganhasse a confiança dos editores Karen Berger e Dick Giordano da DC para escrever uma nova série mensal, na onda dos autores britânicos que escreviam histórias mais maduras e complexas, fora daquele sistema comum dos super-heróis, como Alan Moore fazia em monstro do Pântano e Jamie Delano em Hellblazer, títulos de imenso sucesso na época e que seriam o embrião do que viria a ser o respeitado selo Vertigo. O resultado foi a mais aclamada série de quadrinhos de todos os tempos, Sandman, onde o autor revisitaria novamente um personagem da era de ouro, mas iria muito além do que com a Orquídea Negra.

O Sandman de Gaiman era um personagem completamente diferente do original, com uma riquíssima mitologia própria, que ainda fazia uma série de referências (quando isto ainda não era tão banalizado quanto hoje) a mitologia clássica, religião, filosofia, cultura pop, história e literatura, tanto que Willian Shakespeare foi usado como um dos personagens na série. Tudo isto com um texto poético e trabalhado como poucos tinham e seriam na arte sequenciada.

Outros Sucessos


Depois Gaiman escreveria mini-séries de sucesso como Livros da Magia, que pode ter influenciado a série de romances do Harry Potter (o personagem principal e a premissa da história possuem consideráveis semelhanças), Morte - O Grande momento da Vida e Morte - O Preço da Vida (com a personagem Morte da série Sandman), além da série regular Miracleman, que ficou incompleta na época mas que com a aquisição recente dos direitos do personagem pela Marvel Comics, pode ser relançada e finalmente concluída.

Falando em Marvel, Neil Gaiman escreveu uma mini-série para a editora em 2004 chamada 1602, em que recria o universo Marvel na época da inquisição, além da mini Eternos, iniciada em 2006 e concluída em 2007, em que resgata a praticamente esquecida equipe de super-heróis dos anos 70. Neil Gaiman também se tornou também um respeitado romancista, com obras aclamadas como Deuses Americanos e Coraline (que virou filme este ano), entre outros. Além de Coraline, o romance ilustrado feito em parceria com Charlie Vess, chamado Stardust também virou um bom filme, com Robert de Niro e Michele Pfeiffer no elenco. Neil Gaiman também escreveu o roteiro do longa animado Beowulf, além de ter trabalhado em muitas mídias como poesia, roteiro de televisão, contos etc.

Outras Artes


Depois disso Neil ainda produziu outras histórias e mini-séries, além de ter deixado os quadrinhos um pouco de lado para se dedicar a literatura, campo em que também tem se destacado(é um autor best-seller nos Estados Unidos, além de ter sido a atração principal da edição 2008 da respeitada feira literária de Parati, mas será sempre lembrado como o autor de Sandman, o que já lhe valeu o status de ícone da nona arte.

Gaiman também se tornou um respeitado roteirista de cinema, e o culto a sua pessoa não tem diminuído, sendo considerado por muitos, ao lado de Alan Moore e Will Eisner como um dos maiores e melhores escritores do gênero.

Prêmios de Neil Gaiman

  • Vencedor - Fantasy World Award (1991): Melhor História (Sonho de Uma Noite de Verão-Sandman)
  • Vencedor - Prêmio Hugo (2002): Melhor Romance (Deuses Americanos)
  • Vencedor - Prêmio Nebula (2002): Melhor Romance (Deuses Americanos)
  • Vencedor - Prêmio Hugo (2003): Melhor Romance Infantil (Coraline)
  • Vencedor - Prêmio Hugo (2004): Melhor Conto (Um Estudo em Esmeralda)
  • Vencedor de 13 Prêmios Will Eisner Comic Industry Awards
Citar

Avaliação dos Usuários Para Neil Gaiman
Ajude a comunidade a crescer avaliando a qualidade deste artigo!
Avaliação Média :
  • 8 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Total de Votos : 8

Comentários dos Usuários Sobre Neil Gaiman
Offline AnnyCampos - 14-12-2015, 09:40 PM
Resposta: #2
Esse autor é um deus vivo, faz cada obra que é uma maravilha <3
Buscar Citar



Ir ao Fórum:

© 2007-2012 SoQuadrinhos

Página desenvolvida por Knight Rider